Com tanto avanço, inovação e novidades lançadas pelas indústrias de comércios, há aquelas pessoas que se dedicam a cuidar da natureza e dos animais. Pensando nisso, e no fato de que para nossa felicidade há muitas pessoas conscientes e que se importam todo tipo de vida e com o planeta, já é possível encontrar na indústria de cosméticos, produtos destinados ao combate do sofrimento dos animais e do meio ambiente, mais conhecidos como cosméticos naturais.
Além disso, como se essa iniciativa já não fosse boa o bastante, esses cosméticos naturais também são os mais indicados por especialistas por diversos motivos, como, por exemplo, serem livres de conservantes artificiais, de compostos químicos e de diversas substâncias nocivas que incitam o envelhecimento precoce da pele e podem causar sérios problemas a nossa saúde.
Então, se você nunca ouviu falar sobre esses cosméticos tão importantes ou ainda desconhece mais informações sobre eles e deseja aprender mais para inseri-los na sua vida, saiba que você veio ao lugar certo. Pois, nesse artigo, você poderá encontrar tudo sobre os cosméticos naturais e descobrir como os diversos benefícios desse produto podem te ajudar ficar ainda mais bonita e saudável e de quebra ainda ajudar a manter o planeta mais vivo e incentivar o cruelty free and vegan. Confira!
É importante saber…
- Cada vez mais produtos são lançados no mercado de beleza e cosméticos com a promessa de melhorarem a vida das pessoas. Entretanto, a maioria desses produtos contêm em suas composições, ingredientes nocivos ao nosso corpo e a nossa pele que podem até mesmo causar danos irreparáveis nas nossas vidas. Por isso, o cosmético natural é o mais indicados por especialistas, já que por ser natural, assim como o nome diz, ele não faz mal para a nossa saúde.
- Então, para ter uma pele, corpo ou cabelo mais saudável, bonito e jovem, uma das melhores opções é inserir em sua rotina de cuidados, o uso de cosmético natural. Pois, a principal característica desses cosmético é justamente não interferir na estrutura da pele.
- Para adquiri o cosmético natural perfeito, leve sempre em consideração o seu tipo de pele, a composição do produto, a sua necessidade, a qualidade do cosmético e a certificação do produto
Ranking: os melhores cosméticos naturais do mercado
Quando não conhecemos muito sobre um produto, nada melhor do que buscar referências para descobrir quais são os melhores avaliados do mercado, não é mesmo?
Então, se você ainda não teve a oportunidade de conhecer e descobrir os benefícios desses produtos por si própria (o) ou está em busca do melhor para as suas necessidades, nessa seção você poderá conferir os melhores cosméticos naturais do mercado (de acordo com os usuários) e entender melhor o que um bom produto deve oferecer. Com isso, você será capaz de compará-los e escolher o que mais atenda as suas necessidades.
Sérum Facial com Aloe Vera Anti Idade Natural e Vegano – Almanati
De acordo com o fabricante, “O sérum almanati combina aloe vera, água de coco, calêndula, camomila, hamamélis, proteína hidrolisada do trigo e sodium pca. Estes 7 poderosos ativos promovem profunda hidratação, nutrição e prevenção do envelhecimento da pele, acalmando e melhorando a elasticidade. Indicado para todos os tipos de pele – uso diário.
Esta fórmula é livre de: óleos minerais, parabenos e silicones, corante sintético, fragrância sintética, testes em animais, matérias-primas transgênicas, matérias-primas de origem animal, matérias-primas sintéticas. E contêm: matérias-primas naturais, matérias-primas orgânicas, alta concentração de ativos, fragrâncias naturais, conservantes naturais”.
Gel Vegetal Hidratante de Acerola e Flor de Lótus, Bergamia
De acordo com o fabricante, “Fórmula perfeita para peles oleosas pois equilibra o sebo da pele, reduz o brilho, diminui imperfeições e também enriquece com a vitamina c natural da acerola. Recomendado para: Peles oleosas. Ingredientes principais: Extrato de Acerola e Flor de Lótus e Extrato de Camomila Orgânico”.
Hidratante em Creme Facial com Aloe Vera Natural e Vegano – Almanati
De acordo com o fabricante, “Com sua fórmula inovadora sem água, o Creme Hidratante Almanati combina aloe vera, calêndula e betaína, que juntos promovem hidratação e maciez da pele. Os óleos de gergelim, amêndoas, jojoba e manteiga de cupuaçu, também presentes na fórmula, contribuem para uma pele mais suave e nutrida. Indicado para pele normal a seca – uso diário. Esta fórmula é livre de: óleos minerais, parabenos e silicones, corante sintético, fragrância sintética, testes em animais, matérias-primas transgênicas, matérias-primas de origem animal, matérias-primas sintéticas”.
Mineral Powder, Gosh, Natural
De acordo com o fabricante, “Gosh Mineral Powder é um pó solto com cobertura média a alta e acabamento mate. Sua textura é muito leve e sedosa, o que facilita a aplicação uniforme em todo o rosto. Ideal para um acabamento impecável depois de usar sua base favorita. Sua embalagem tem uma tampa dosadora interna para facilitar o manuseio do pó. Livre de perfume e parabenos”.
Guia de compras: Tudo o que você precisa saber sobre o cosmético natural
Agora que você já teve uma breve introdução ao cosmético natural, com certeza poderá estar com algumas dúvidas em mente, principalmente se você nunca tiver tido a oportunidade de utilizar um.
Dito isso, nessa seção, você poderá compreender mais sobre esses cosméticos através das respostas às perguntas mais frequentes sobre os produtos e, dessa forma, até o final do artigo você saberá tudo sobre o cosmético natural e estará apta a escolher o melhor produto que atenderá da forma mais agradável as suas necessidades. Confira!
O que de fato são os cosméticos naturais?
Cosmético natural, assim como o próprio nome diz, é o nome dado ao produto cosmético cujo 95% dos ingredientes são de origem natural. Contudo, é importante ressaltar que essa é a porcentagem mínima para um cosmético ser considerado natural. Ou seja, apesar de ter 95% de ingredientes naturais, os outros 5% podem ser de origem animal ou sintético. Bem inconsistente, sabemos! Porém, essa é a quantidade mínima estabelecida pelas agências reguladoras brasileiras.
Por esse motivo, há muita confusão sobre a informação contida no rótulo do produto, pois infelizmente (para quem procura um produto 100% natural), essa é a realidade. Então, agora que você já sabe desse detalhe tão importante, saiba que apesar disso, a maioria dos produtos comercializados como naturais, são de fato 100% naturais, mas é sempre importante se ater as informações contidas no rótulo do produto para se certificar da composição do mesmo.
Além disso, uma notícia boa é que umas das exigências incontestáveis para a liberação de um produto como sendo natural, também é ter em sua fabricação a redução do impacto ambiental e a não realização testes em animais.
Quais são os critérios que precisam ser seguidos para que um cosmético seja considerado natural?
Como mencionamos, o que definirá um cosmético como natural, é justamente a quantidade de ingredientes de origem vegetal que ele apresentar.
Porém, apesar de não haver uma estipulação mundial de qual deva ser essa quantidade mínima de ingredientes vegetais, a verificação ficou definida por porcentagem e esse critério foi o escolhido pela maioria dos órgãos competentes. Ou seja, existe um critério muito semelhante que foi adotado pelas agências reguladoras. Confira a seguir:
Esses órgãos citados no quadro são os responsáveis por conferirem certificações aos cosméticos naturais, mas, além desses, eles também conferem certificações a outras modalidades de cosméticos também, como, por exemplo, os veganos e orgânicos. Porém, para cada uma dessa modalidade existe um critério específico que também deve ser obedecido.
Dessa forma, para garantir que o produto é o que de fato diz ser, jamais deixe de conferir as suas certificações no rótulo do cosmético.
Cosméticos naturais e orgânicos são a mesma coisa?
Embora tenham os seus conceitos muitos assemelhados, o cosmético natural e o cosmético orgânico são, em sua maioria, diferentes. Ou seja, não necessariamente um será parte do outro. Contudo, essa dúvida é bem comum, já que ambos possuem métodos e etapas de produção muito parecidas.
A diferença entre os dois é justamente a polêmica respondida na pergunta anterior. Pois, enquanto o cosmético natural tem a exigência mínima de 95% da composição ser natural (deixando liberado os outros 5%), o cosmético orgânico toda a produção é baseada (em sua totalidade) por ingredientes vegetais.
Além disso, outra diferença entre os dois tipos de cosméticos é que o cosmético orgânico também é classificado como sustentável, pois não utiliza compostos químicos em sua produção, nem venenos combatentes de pragas (pesticidas) e possui dispositivos durante a produção reduzem a elaboração resíduos e, ainda por cima, reduzem a emissão de gases como o CO2
Então, o produto orgânico para ser enquadrado como orgânico precisa seguir todos os critérios mais exigentes e certificações exigidas pelas agências reguladoras. E, mesmo que a maioria dos cosméticos naturais (que são comercializados assim), eles possuem uma exigência menos completa.
Quais tipos de cosméticos naturais existem?
Apesar de serem muito mais comuns e estarem muito mais disponíveis do que imaginamos, muitas pessoas nem se quer sabem da existência desses produtos ou acreditam que eles são estipulados para pessoas específicas ou que podem ser muito caros. E, apesar de ser um pensamento errôneo, não é ilegítimo, pois quando se trata de cosméticos, muitas de nós permanece utilizando o mesmo pelo resto da vida e raramente testa aquele diferente de uma marca “nova” ou “desconhecida”.
Isso acontece porque sabemos a importância de utilizar somente produtos de qualidade. Mas quer saber? As vezes trocar o disco é bom e pode trazer resultados muito melhores do que imaginamos. Um exemplo disso é a utilização do cosmético natural e de seus diversos benefícios.
Então, saiba que assim como temos linhas de “N” coisas, o cosmético natural também marca presença em diversos seguimentos de beleza. Confira as principais linhas de cosméticos naturais:
- Maquiagens: bases, corretivos, batons, pós faciais, blushes e delineadores, por exemplo.
- Skin Care: loções, cremes, géis, séruns, etc.
- Produtos para os Cabelos: máscaras hidratantes, shampoos, leave-in, condicionadores, ampolhas, etc.
- Demaquilantes faciais no geral.
Cosmético natural pode causar alergias?
Levando em consideração que existem pessoas que possuem sim alergias a coisas naturais, a resposta é que você pode sim ter alergia a algum ingrediente presente no cosmético natural.
É muito importante você ter em mente que ninguém é igual a ninguém. Logo, cada pessoa reage de alguma forma específica ao entrar em contrato com determinadas substâncias e isso pode acontecer em relação a qualquer coisa. Ou seja, em certas situações, talvez não seja o produto que rende alergias, mas sim a pessoa que possui alergia a algum ingrediente.
De qualquer forma, é importante deixar bem claro que o cosmético natural é o menos propenso a gerar alergia se comparado a qualquer outro. Mas, mesmo assim, isso não pode ser algo descartado por você, pois, ao não ler o rótulo do produto e inserir o produto na pele sem verificar se você possui alergia a algum composto (e caso tenha), o seu corpo pode começar a gerar reações adversas, tais como: intolerância, vermelhidão, hipersensibilidade e bolhas, mesmo que o produto seja natural.
Então, é muito importante que você leia o rótulo e se certifique de que ele não contenha algum ingrediente como, por exemplo, plantas, frutas ou outros ativos naturais que você apresente algum tipo de intolerância.
Por qual motivo o cosmético natural é o mais indicados?
Cada vez mais produtos são lançados no mercado de beleza e cosméticos com a promessa de melhorarem a vida das pessoas. Entretanto, a maioria desses produtos contêm em suas composições, ingredientes nocivos ao nosso corpo e a nossa pele que podem até mesmo causar danos irreparáveis nas nossas vidas. Por isso, o cosmético natural é o mais indicados por especialistas, já que por ser natural, assim como o nome diz, ele não faz mal para a nossa saúde.
Além disso, com o avanço da tecnologia, com tantas pessoas tendo mais acesso a informações com uma maior facilidade e com tantas pessoas influenciando positivamente uma vida mais saudável e natural, mais pessoas estão começando a se interessar pelo verdadeiro benefício que somente os produtos naturais são capazes de oferecer a curto e longo prazo.
Dessa forma, confira alguns outros benefícios da utilização do cosmético natural a seguir:
- Por conter óleo natural e não óleo sujo e prejudicial ao corpo, a pele permite uma maior penetração do produto que, por sua vez, atua promovendo uma maior regeneração de dentro para fora.
- Por ter vários tipos de plantas, incluindo as medicinais, vários cosméticos naturais possuem propriedades terapêuticas.
- O cosmético natural é o cosmético que mais cuida e respeita a pele, justamente por não conter substâncias nocivas e agressivas.
- As substâncias naturais possuem propriedades semelhantes às do corpo humano. Logo, são absorvidas com muito mais rapidez, facilidade e, consequentemente, geram maiores resultados imediatos.
O uso do cosmético natural realmente pode me trazer resultados?
Como mencionamos ao longo do artigo, o cosmético natural é o mais indicado por especialistas para uso diário. Isso porque, além de não conter ingredientes nocivos à pele, ele também possui substâncias extremamente benéficas, poderosas e que agem como um remédio para deixar a pele mais bonita, jovem e saudável naturalmente.
Aliás, por não conter compostos químicos, os resultados oferecidos pelos cosméticos naturais se manifestam com muito mais rapidez do que os demais que contêm.
Isso acontece porque quando o nosso corpo fica longe de compostos ruins, ele responde de forma mais orgânica à ação do cosmético. Ou seja, os ingredientes contidos no cosmético natural são absorvidos com muito mais facilidade do que aqueles que não são naturais.
Critérios de compra
Se você chegou até aqui, você já entendeu o que é um cosmético natural, para o que ele serve, qual é a sua função, quais são os seus principais ingredientes, etc. Porém, ainda existem alguns aspectos muito importantes que você precisa levar em consideração antes de adquirir o seu produto, pois, através deles, você conseguirá selecionar de uma vez por todas o melhor cosmético natural para as suas necessidades. Confira os critérios:
- Tipo de pele
- Necessidades
- Certificações
- Ingredientes e composição
- Qualidade
Tipo de pele
Como vimos ao longo do artigo, é muito importante saber qual é o seu tipo de pele antes de adquirir esse e qualquer outro produto. Aliás, esse sempre será o principal aspecto que você deve considerar ao adquirir qualquer cosmético facial ou corporal.
Como sabemos, existem quatro tipos de pele, cada uma possui uma característica e exige um tipo específico de cuidado. Logo, se você adquirir um produto não indicado para a sua pele, os resultados serão o contrário do que você procura, mas se você utilizar o cosmético correto para o seu tipo de pele, você conseguirá conquistar diversos benefícios.
Necessidade
Outro aspecto que é extremamente importante ter em mente é quais são as suas necessidades e qual cosmético natural irá te ajudar a suprir essas necessidades. Mesmo que já existam alguns disponíveis, sempre faça uma excelente pesquisa para descobrir qual de fato apresenta o que você tanto necessita.
Então, é muito importante que você identifique o seu problema para começar a pesquisar como tratá-lo e, em seguida, começar a procurar o cosmético natural que possua os ingredientes certos para te ajudar a resolver os seus problemas.
Portanto, sempre leia o rótulo do produto para se certificar da composição do mesmo e para qual finalidade o fabricante indica o produto. Porém, se mesmo assim o seu problema persistir ou você não conseguir identificar um cosmético natural que seja o ideal para você, consulte um especialista e peça indicação de um bom produto
Com todos esses requisitos em mente, é possível avaliar cada produto por meio da embalagem. Aliás, tenha em mente que a apresentação dos produtos, com embalagens recicláveis ou de baixo impacto ambiental, é mais um indício de que trata-se de cosméticos naturais.
Certificações
Mesmo que você tenha encontrado aquele produto natural que aparenta ser maravilhoso, a primeira coisa que você deve verificar antes de adquiri-lo, são as suas certificações. Como mencionado ao longo do artigo, existem vários critérios observados por agências especializadas que certificam se de fato o produto pode ser considerado natural. Mas, de uma forma geral, é sempre importante você se ater aos seguintes pontos:
- Se realmente os produtos mencionados no rótulo são naturais e liberados. Ou seja, não pode haver nenhum que não seja permitido.
- Como o produto foi feito, produzido, embalado, etc.
- Se durante a criação do produto não foi realizado testes em animais ou se algum ingrediente contido no produto foi gerado a partir do sofrimento de algum animal.
Se atendo a esses pontos, já será possível distinguir aqueles produtos que de fato são naturais dos que não são. Aliás, todas essas informações estarão contidas na embalagem que também deve ser reciclável ou biodegradável, pois isso também é outra afirmação da preocupação do fabricante com o meio ambiente.
Ingredientes e composição
Mesmo que você identifique ou encontre produtos vendidos como cosméticos naturais, é extremamente importante que você se atente ao rótulo do produto e se certifique de que de fato o produto contenha ingredientes 100% naturais e que não sejam alérgicos ou nocivos a sua saúde, principalmente se você já tenha uma predisposição a ter alergias a certos componentes que possam conter no produto.
Então, certifique-se de que todos os produtos são liberados para você e que nenhum coloque em risco a sua saúde.
É importante ressaltar a importância desse aspecto, pois, mesmo que produtos naturais sejam os mais indicados para uso, algumas plantas medicinais podem ser muito nocivas para algumas pessoas. Por isso, é essencial que você realize as suas pesquisas e converse com um especialista para sanar quaisquer dúvidas
Qualidade
Por conta de sua importância, não é difícil entender o motivo pelo qual existem tantos produtos disponíveis no mercado. Contudo, por existirem tantos, é muito importante se ater a qualidade daquele cosmético que você adquirirá. Pois, como se tratam de cosméticos, podem existir alguns que não apresentam uma boa qualidade, portanto, adquira o creme para os pés que possuir a qualidade testada.
Por isso, é sempre muito importante que antes de adquirir qualquer produto, você dedique um tempinho para ler o rótulo e se ater a tudo que aquele produto possui, como componentes e o que ele promete.
Então, sempre seja desconfiado e não compre aquele primeiro produto que seja vendido como uma fórmula milagrosa, enquanto não possui a qualidade testada e apresenta ingredientes duvidosos.
Sendo assim, sempre avalie o rótulo, faça pesquisas para se certificar da qualidade daquele produto, pois essa qualidade é o segredo para que você alcance os seus resultados.
Artigos relacionados: