Melhor protetor solar: Guia completo para comprar

Se tem uma coisa que é indispensável para a saúde da nossa pele é o protetor solar. Isso porque somente ele tem o poder de criar barreiras protetoras que bloqueiam radiações, raios e demais substâncias perigosas para a nossa epiderme.

Muitas pessoas acreditam que esse produto somente deve ser em ocasiões específicas, como quando vamos à praia ou a clubes, por exemplo, mas esse é um pensamento errôneo, já que o protetor solar é um item indispensável de para qualquer pessoa que deseja ter uma pele mais bonita, jovem e saudável por mais tempo.

Portanto, se você tem interesse em saber mais sobre esse produto tão importante para o cuidado da pele, saiba que você veio ao lugar certo. Pois, nesse artigo, você poderá encontrar tudo sobre o protetor solar e descobrirá como os diversos benefícios desse produto podem te ajudar a ficar ainda mais bonita, jovem e saudável. Continue lendo!

É importante saber …

  • Além de proteger a pele contra raios nocivos, o protetor solar também ajuda na prevenção contra os sinais de idade, envelhecimento precoce e câncer de pele.
  • O protetor solar possui a sua indicação descrita pelo Fator de Proteção Solar (FPS), que significa quantifica de proteção que o produto é capaz de oferecer.
  • Apesar do que algumas pessoas acreditam, o protetor solar deve ser utilizado diariamente e independentemente do clima e estação. Além disso, o indicado é que o produto seja ‘retocado’ de duas em duas horas.
  • Por sua grande importância nas nossas vidas, existem diversos protetores solares no mercado que oferecem diversos tipos de proteção, com propriedades específicas, com diversas ações e diversos formatos.

Ranking: Os melhores protetores solares do mercado

Quando não conhecemos muito sobre um produto, nada melhor do que buscar referências para descobrir quais são os melhores avaliados do mercado, não é mesmo?

Então, se você ainda não teve a oportunidade de conhecer e descobrir os benefícios desses produtos por si própria ou está em busca do melhor para as suas necessidades, nessa seção você poderá conferir os melhores protetores solares do mercado (de acordo com os usuários) e entender melhor o que um bom produto deve oferecer. Com isso, você será capaz de compará-los e escolher o que mais atenda as suas necessidades.

Anth Airlic Fps70, La Roche-Posay

Protetor solar

De acordo com o fabricante, “Anthelios Airlicium FPS 70 de La Roche-Posay é indicado para pele oleosa ou acneica, sensível ao sol. Possui textura gel-creme, toque limpo, leve e de rápida absorção. A pele é protegida e todas as causas do brilho (oleosidade e umidade) são controladas, proporcionando uma sensação de pele limpa e fresca por 12h*.

Com alta proteção, possui micropartículas matificadoras encapsuladas com 99% de ar, assim, não pesa sobre a pele, oferecendo um controle perfeito do brilho toda vez que a pele produz oleosidade ou umidade”.

Protetor Solar Todo Dia Sundown Repelente FPS 50

Protetor solar

De acordo com o fabricante, “Sundown Todo Dia + Repelente é uma linha de produtos 2 em 1 (protetor solar e repelente) para a proteção diária de toda a família (adultos e crianças). O produto foi especialmente formulado para oferecer proteção dupla para a família: contra os raios UVA/UVB e contra mosquitos. Sua fórmula é indicada para todos os tipos de pele e pode ser usada em adultos e crianças”.

Protetor Solar Facial com Toque Seco FPS 30, L’Oréal Paris

Protetor solar

De acordo com o fabricante, “Solar expertise facial toque seco é um protetor solar diário para quem possui a pele oleosa. Seu toque seco reduz a oleosidade da pele e o brilho imediatamente após a aplicação. O solar expertise facial toque seco fps 30 de l’oréal paris é um protetor solar que controla a oleosidade da pele e reduz o brilho imediatamente.

Solar expertise supreme toque seco fps 30 garante proteção até contra os raios uva longos que penetram mais profundamente na pele. Além disso, controla a oleosidade excessiva da pele para ajudar a controlar e prevenir o aparecimento de acne; hidratação intensiva para uma pele mais radiante e com uma cor visivelmente saudável. Possui textura leve e de rápida absorção para uma pele macia e de toque aveludado”.

Protetor Solar Loção Kids Fps50, Coppertone

Protetor solar

De acordo com o fabricante, “Coppertone Kids Loção FPS 50 de Bayer foi desenvolvido propriamente para a pele das crianças, apresenta fórmula hipoalérgica e resistente à água.

Com vitamina antioxidante que hidrata e protege a pele, proporciona proteção UVA e UVB para garantir uma fórmula ideal para as crianças curtirem o sol. Benefícios: fórmula hipoalérgica e dermatologicamente testada, alta proteção de confiança para crianças, sem corantes ou fragrâncias, livre de lágrimas, fórmula oil free, resistente à água. Se a quantidade aplicada não for adequada, o nível de proteção será significativamente reduzido”.

Guia de compras: Tudo o que você precisa saber sobre o protetor solar

Por existirem tantos produtos disponíveis no mercado, é realmente difícil e oneroso encontrar aquele ideal. Isso porque, além de terem propriedades específicas, é muito importante adquirir aquele produto para o seu tipo de pele e que atenda as suas necessidades.

Dito isso, nessa seção, você poderá compreender mais sobre esse cosmético através das respostas às perguntas mais frequentes sobre o produto e, dessa forma, até o final do artigo você saberá tudo sobre o protetor solar e estará apta a escolher o melhor produto que atenderá da forma mais agradável as suas necessidades. Confira!

Protetor Solar

O que de fato é um protetor solar?

Protetor solar é o nome de um cosmético cuja função principal é proteger a pele de contra a radiação solar. Trata-se de um produto de uso externo e que pode ser encontrado em diversos formatos, tais como: em creme, em spray, em gel ou em loção.

Por ter uma grande importância, o protetor solar foi desenvolvido para atender necessidades diferentes e para cada situação. Por isso, podemos encontrá-lo com diferentes tipos de fatores de proteção, com diferentes tipos de benefícios e para cada tipo de pele.

Por falar em fator de proteção, é justamente esse FPS que determina a capacidade do protetor de proteger a pele de possíveis problemas e doenças. Ou seja, quanto maior for esse FPS, maior também será a proteção do produto.

Por quais motivos o protetor solar é tão indicado?

Além de proteger a pele contra raios nocivos, o protetor solar também ajuda na prevenção contra os sinais de idade, envelhecimento precoce, câncer de pele e de queimaduras, por exemplo.

Então, como vimos, o protetor solar é um cosmético que oferece diversos benefícios para o corpo e para a nossa saúde, pois ele é de longe o produto que mais nos protege de danos causados por substâncias que embora não possamos ver, são extremamente perigosas para a nossa pele. Dessa forma, além de resguardar o bem-estar no nosso corpo, ele também retarda o envelhecimento precoce causado por radicais livres e, por conta de suas propriedades, ainda impede o aparecimento de rugas e expressões (sinais de idade).

Ou seja, o protetor solar é de longe o cosmético que não deve faltar de forma alguma na vida de um ser humano, pois, apesar do que algumas pessoas acreditam, o protetor solar deve ser utilizado diariamente e independentemente do clima e estação. Além disso, o indicado é que o produto seja ‘retocado’ de duas em duas horas.

Protetor Solar

Como o protetor solar age na nossa pele?

De uma forma geral, o protetor solar cria uma barreira de proteção na pele que impede que substâncias externas e a radiação solar cheguem até a epiderme e cause estragos. Essa ação que já conhecemos pode ter sua variação dependendo se seu mecanismo é químico ou físico.

O mecanismo Físico é o tipo de proteção que pode ser comparada a um espelho refletor. Isso significa que ao utilizá-la, a radiação do sol é refletida e desviada. Além disso, esse mecanismo é muito indicado para pessoas que possuem uma maior sensibilidade ao sol, pois ele possui uma maior proteção.

Já o mecanismo químico é aquele que possui suas propriedades relacionadas a produtos cosméticos. Eles possuem uma maior facilidade em serem espalhados sem deixar manchas que atrapalham o visual.

Confira as principais características de cada mecanismo:

Físico= possuem a capacidade de refletir a radiação solar e desviá-la. Protegem a pele da luz visível, de raios UVB e UVA e infravermelhos. Exigem o uso de uma camada mais grossa do produto, mas deixam manchas. Oferecem um risco menor de reações alérgicas. Possuem como composição: cloreto de ferro, óxido de zinco, carbonato de magnésio, óxido de magnésio, carbonato de cálcio e dióxido de titânio.

Químico= Possuem a capacidade de modificar a estrutura molecular da radiação do sol quando ela entra em contato com o produto. Protegem a pele de raios UVB e UVA. São fáceis de aplicar, pois espalham com facilidade. Possuem uma tonalidade transparente, o que impede manchas. Contudo, oferecem mais riscos de reações alérgicas. Possuem como composição: cânfora, benzofenonas, PABA, ácido cinâmico, dibenzoilmetanos, salicilatos, antranilatos, benzimidazóis.

Quanto tempo dura o efeito do protetor solar?

A duração do protetor solar variará do FPS que apresentar. Ou seja, quanto maior for esse fator de proteção, mais o produto durará e, consequentemente, protegerá a pele.

Peguemos como exemplo uma pessoa que começa a apresentar vermelhidão quando exposta por 40 minutos sob o sol. Se essa pessoa utilizar um produto com FPS 40, esse tempo poderá ser multiplicado por 40, o que resultará em 1600 minutos sob o sol sem ficar vermelha.

Além disso, a duração do produto também poderá está relacionada com o seu tipo de pele. Isso significa que dependendo do tipo de pele que você tiver, você poderá, ou não, ser mais suscetível a puxar a radiação do sol.

Outro fator que também influencia o efeito do protetor solar, é o momento do dia em que você se expõem ao sol. Saiba que a maior incidência da radiação do sol acontece ao meio dia.

Fora os já mencionados, muitos outros aspectos também interferem no bom desempenho do produto. Por isso, o indicado é que ele seja ‘retocado’ a cada duas horas.

Ademais, confira a seguir as situações em que você precisará aumentar a proteção solar, ou seja, o FPS:

  • Durante o verão.
  • Caso você apresente alguma doença de pele.
  • Dependendo da sua localização, sempre que você estiver mais longe do nível do mar e mais perto do Equador, também deverá redobrar a proteção solar.
  • No caso da exposição ao sol vinculada a atividades aquáticas.
  • Horário em que a incidência da radiação solar está maior
  • Em crianças pequenas (acima de 6 meses, pois antes elas não podem ser expostas ao sol de modo algum)
  • Em dias sem nuvem e mais ensolarados
  • Caso você tenha mais sensibilidade ao sol e pele mais clara. Ou seja, caso você tenha um fototipo claro.
  • Se está fazendo uso de medicamentos fotossensibilizantes

Protetor Solar

Quais são os tipos de protetores solares disponíveis no mercado?

Por existirem tantos protetores no mercado, eles podem ser classificados de acordo com o seu mecanismo (se é químico ou físico), se é a prova d’água, ou seja, se são waterproof (que possui uma boa duração até um pouco mais de 40 minutos mesmo em contato com a água) ou water resistan (que possui uma boa duração até um pouco mais de 80 minutos mesmo em contato com a água). Se é biológico (aqueles que possuem propriedades de origem natural com poder antioxidante e que são muito utilizados junto a outros protetores solares).

Além disso, também podem ser classificados quanto ao fato de serem biodegradáveis (protetores que não apresentam componentes nocivos à pele e ao meio ambiente). Quanto ao seu formato, ou seja, se é em spray (fácil de ser aplicado e o mais indicado para peles oleosas), se é em creme (mais hidratante, porém, mais oleoso), se é em loção (indicada para todos os tipos de pele por não serem oleosos e por serem mais leves).

Confira o quadro a seguir:

Protetor Solar

Quando devo utilizar o protetor solar?

Especialistas indicam que o protetor solar seja utilizado diariamente e independentemente do clima e da estação em que estejamos. Ou seja, mesmo se estiver chovendo, é importante utilizar o protetor solar.

Além disso, assim que o produto for aplicado sobre a pele, a indicação é não haja exposição ao sol após 30 minutos (no mínimo) da utilização, pois, dessa forma, haverá esse tempo para o protetor solar agir e criar a barreira protetora que impede a radiação do sol de atingir a pele.

Outra coisa, por conta de diversos fatores que podem acabar influenciando na duração do produto, outra indicação é que ele seja aplicado a cada duas horas

Protetor Solar

Como devo aplicar o protetor solar?

Para conseguir usufruir do melhor de um produto, devemos saber como aplicá-lo corretamente. Logo, não seria diferente com a aplicação do protetor solar.

De acordo com especialistas, esse produto tão essencial deve ter sua aplicação feita ao menos 30 minutos antes da exposição ao sol e deve ser reaplicado a cada duas horas.

De qualquer forma, antes da aplicação do protetor solar é importante que a pele esteja limpa e seca. Em seguida, o produto deve ser colocado sobre o local desejado e espalhado uniformemente por toda a área.

Mas lembre-se, é muito importante que você utilize o produto correto e não deixe de aplicá-lo sobre todo o corpo.

Quais são as vantagens e desvantagens do uso do protetor solar?

Como vimos ao longo do artigo, o protetor solar é indispensável em qualquer caso ou situação. Contudo, como se trata de um cosmético, infelizmente ele também pode apresentar pontos negativos. Então, para saber mais sobre as vantagens e desvantagens do uso desse produto, confira a listagem a seguir:

Vantagens

  • Possui fácil aplicação
  • Impedem o envelhecimento precoce, previne o aparecimento de sinais de idade e manchas
  • Previne o câncer de pele
  • Impede queimaduras e demais danos causados pelo sol

Desvantagens

  • Oferece proteção variável
  • Em alguns casos, pode gerar alergias ou irritações

Protetor Solar

Critérios de compra

Se você chegou até aqui, você já entendeu o que é um protetor solar, para o que ele serve, como utilizá-lo, qual a sua importância, etc. Porém, ainda existem alguns aspectos muito importantes que você precisa levar em consideração antes de adquirir o seu produto, pois, através deles, você conseguirá selecionar de uma vez por todas o melhor tônico facial para as suas necessidades. Confira os critérios:

  • Tipo de protetor solar
  • Idade
  • Tipo de pele
  • Fator de proteção solar (FPS)
  • Composição

Tipo de protetor solar

Como vimos ao longo do artigo, por sua grande importância nas nossas vidas, existem diversos protetores solares no mercado que oferecem diversos tipos de proteção, com propriedades específicas, com diversas ações e diversos formatos.

Sendo assim, esse é um aspecto muito importante que você precisa considerar, e deverá fazer isso pensando em suas necessidades.

Contudo, podemos te oferecer algumas dicas, como, por exemplo, saiba que os protetores solares químicos são aqueles que oferecem uma proteção mais ampla e também são mais práticos. Ou seja, dependendo do que você precisa, o protetor solar químico poderá te oferecer um excelente mecanismo de ação.

Contudo, se você possui uma pele mais sensível ao sol, saiba que o protetor solar físico é o mais indicado para você. Então é interessante procurar por eles e, de preferência, escolher os que tiverem uma maior cobertura.

Já se você que um protetor solar para ir à praia, ao clube ou para qualquer local que envolva água, opte por um protetor sola à prova d’água.

Idade

Outro fator muito importante para a escolha do seu protetor solar, é a sua idade ou a idade para quem você está adquirindo o produto. De qualquer forma, saiba que o protetor solar não é indicado para bebês de 6 meses, pois nessa até essa idade as crianças não devem ser expostas ao sol de forma alguma.

Contudo, a partir dos 6 meses em diante, o bebê ou a criança precisará de uma proteção superior a de um adulto, já que a pele ainda é muito nova, sensível e o sistema imunológico dos pequeninos ainda não é maduro, por assim dizer.

Mas, se a sua pele é mais madura, você pode optar por um protetor com propriedades antienvelhecimento e com um FPS 30, dependendo das suas necessidades.

Tipo de pele

Assim como quando vamos escolher qualquer produto, o seu tipo de pele é um dos principais aspectos a ser considerado. Não seria diferente com o protetor solar.

Uma coisa muito interessante é que cada protetor solar oferece um fototipo diferente. Isso significa que dependendo das suas características você deve procurar por um fototipo especifico. Por exemplo, se você possui os olhos claros e uma pele mais pálida, o seu fototipo é o baixo. Ou seja, quanto menor for o seu fototipo, mais proteção você precisará (FPS mais alto).

Em relação ao tipo de pele que você possui (oleosa, mista ou seca), o protetor solar também precisará ser mais específico. Então, se você possui uma pele mais seca, a dica é optar por um protetor em creme. Já se você possui a pele oleosa, opte pelo protetor em spray

Protetor Solar

Fator de proteção solar (FPS)

Como já vimos, o FPS é o que determina o grau de proteção solar do protetor. E, também como vimos, dependendo das suas necessidades, você deverá optar por um fator mais alto ou por um fator mais baixo.

Então, se você possui uma pele mais clara, ou melhor, um fototipo mais claro, você deverá adquirir um protetor diário com um fator mais alto (e caso vá à praia, clube ou cachoeira, por exemplo, opte por um protetor com o FPS ainda mais alto).

Além disso, o local onde você pretende ir, também irá ser levado em consideração na hora de escolher o seu protetor solar, pois quanto maior a altitude, maior o efeito da radiação solar.

Composição

Como não é segredo, antes de adquirir um protetor solar outra característica muito importante que você precisa se ater é a composição do produto. Na verdade, esse é o principal ponto que garantirá se um produto terá eficacia ou não, já que a composição do produto é o que determina a sua função.

Então, na hora de adquirir qualquer produto, a leitura do rótulo é outro aspecto imprescindível, pois, somente separando um tempinho para ler o que está no rótulo você conseguirá saber se o produto de fato tem como cumprir com o que promete, se o cosmético apresenta ou não substâncias nocivas à pele e se você possui ou não alergias. Enfim, quando for adquirir o seu protetor solar certifique-se que o produto não contenha petrolato, perfume sintético, parabeno, conservante, etc. Pois, esses compostos não fazem bem a saúde e são contra indicados.

Artigos relacionados:

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Melhor Cosmético
Logo
Enable registration in settings - general
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0