Estar com a pele maravilhosa eleva a autoestima de qualquer pessoa, não é mesmo? Contudo, certos dias parece que a pele já acorda mal, cansada e maltratada, estragando, dessa forma, todo o nosso visual, que precisa estar bem até mesmo para aquela reunião importante no trabalho. Se sua pele é oleosa, pior ainda.
Isso porque o excesso de óleo atrapalha o efeito da make, a sua duração e fica com aquele aspecto incomodo de uma pele feia e brilhosa. Porém, graças à indústria farmacêutica, existem produtinhos que podem nos ajudar a dar aquele ‘tapa’ no visual e deixar a nossa pele sem brilho e tão linda quanto como se fosse de uma boneca de porcelana, como é o caso da base para pele oleosa.
No entanto, esse cosmético maravilhoso que tanto nos ajuda, se não for escolhido corretamente pode acabar causando um efeito totalmente contrário ao que queremos. Então, se você deseja entender mais sobre esse produto e descobrir como adquirir a melhor base para pele oleosa, confira esse nosso artigo completo sobre o tema.
É importante saber…
- A base para pele oleosa é um produto cosmético, mais especificamente uma maquiagem, desenvolvida com a função de corrigir manchas e demais imperfeições do rosto com o objetivo de garantir uma pele mais bonita e uniforme. Além disso, a base para pele oleosa ajuda a controlar a oleosidade da cútis e, em alguns casos, ajuda impedir até mesmo o surgimento de acne.
- Existem diversos tipos de bases no mercado que podem ser classificadas de acordo com tonalidade, formato, textura e composição.
- Apesar de ter sido desenvolvida com o objetivo de cobrir imperfeições da pele e controlar o excesso de óleo, a base para pele oleosa pode oferecer diversos outros benefícios, dependendo das suas composições.
- Antes de adquirir o seu produto, leve em consideração alguns aspectos como: textura, composição, qualidade, capacidade de controle de oleosidade e suas demais necessidades.
Ranking: As melhores bases para pele oleosa do mercado
Apesar de existirem diversas variedades de base no mercado, algumas acabam se destacando e ganhando o coração dos consumidores. Dito isso, nessa seção informaremos quais são as melhores bases para pele oleosa do mercado para que você possa conhecer melhor algumas características delas e, portanto, ser capaz de realizar comparações na hora de escolher a melhor para você. Confira!
Base Líquida Fit Me Cor, Maybelline
De acordo com o fabricante, “a base líquida com efeito matte. Maybelline Fit Me! Base Líquida é ideal para manter a oleosidade controlada e reduzir o brilho por até 12 horas, enquanto disfarça as imperfeições uniformemente.
Com acabamento natural, a ‘base Líquida Maybelline Fit Me!’ foi pensada especialmente para suprir a necessidade da pele das brasileiras. São 12 cores para tonalidades clara, média e escura”.
Ela promete como resultado: “sua pele com o tom uniformizado, poros disfarçados e livre do brilho em excesso”.
Base Para Rosto M.A.C Studio Fix Fluid SPF15
De acordo com o fabricante, “Base líquida com acabamento matte. M·A·C Studio Fix Fluid SPF 15 uniformiza a pele com cobertura média a total e de longa duração.M·A·C Studio Fix Fluid SPF 15 minimiza a aparência das imperfeições da pele e poros abertos com sua textura confortável, que controla a oleosidade e resiste ao suor e à umidade por 8 horas. Além disso, sua fórmula sem óleo testada por dermatologistas possui FPS 15 para um rosto a salvo dos danos causados pelos raios UVA e UVB”.
Anti-Blemish Solutions Liquid Makeup Clinique
De acordo com o fabricante, “A Anti-Blemish Solutions Liquid Makeup da Clinique é uma base leve, suave e fresca que deixa a pele com o ar mais natural possível. Não irrita, é livre de óleos e ajuda a tratar e prevenir a acne, neutralizando a irritação e vermelhidão da pele.
A base Anti-Blemish Solutions Liquid Makeup da Clinique auxilia no tratamento de acne e controla a oleosidade da pele do rosto, deixando-a equilibrada. A base da Clinique pode ser utilizada no rosto limpo, ou após o primer”.
Shiseido UV Protective Compact Foundation Refil SPF 35
De acordo com o fabricante, “Base compacta com proteção solar, em refil. Shiseido UV Protective Compact Foundation FPS 35 alia os efeitos da maquiagem com benefícios de tratamento, para uma pele perfeita.
Sua fórmula contém tecnologia exclusiva e de ponta para cobrir imperfeições como melasma e acne, enquanto previne rugas e manchas. Sua pele fica uniforme, com as imperfeições disfarçadas, protegida do sol e com um acabamento matte.
Tecnologia Super-veil360: exclusiva da Shiseido, faz a proteção solar se espalhar uniformemente sobre a pele, deixando a pele protegida do sol de todos os ângulos”.
Guia de compras: Tudo o que você precisa saber sobre a base para pele oleosa
Por existirem tantos produtos disponíveis no mercado, é realmente difícil e oneroso encontrar aquele perfeito para a nossa pele, principalmente se ele for um cosmético que talvez você nunca tenha usado antes. Isso porque, além de terem destinações específicas, é muito importante adquirir o produto correto para o seu tipo de pele e que atenda as suas necessidades.
Dito isso, nessa seção, você poderá compreender mais sobre esse cosmético através das respostas às perguntas mais frequentes sobre o produto e, dessa forma, até o final do artigo você saberá tudo sobre a base para pele oleosa e estará apta a escolher o melhor produto que atenderá da forma mais agradável as suas necessidades. Confira!
O que é exatamente é a base para pele oleosa?
A base para pele oleosa é um produto cosmético, mais especificamente uma maquiagem, desenvolvida com a função de corrigir manchas e demais imperfeições do rosto com o objetivo de garantir uma pele mais bonita e uniforme. Além disso, a base para pele oleosa ajuda a controlar a oleosidade da cútis e, em alguns casos, ajuda impedir até mesmo o surgimento de acne.
A base é considerado por especialistas, aquele produtinho coringa que você sempre precisa ter dentro da necessaire. Por isso, é possível encontrar esse produto para todos os tipos de peles, inclusive para a pele oleosa.
As bases também podem ser encontradas em diferentes texturas e formatos, tais como: líquida, cremosa, em pó, em bastão, bisnaga, em creme, etc. Cada uma possui certas indicações para cada tipo de pele, mas no geral, todas exercem a mesma função, pigmentar a pele e permitir que todo o rosto fique todo da mesma cor e com todos os possíveis ‘defeitos’ encobertos.
Entretanto, graças à tecnologia, algumas bases podem ainda oferecer diversos benefícios à pele, como, por exemplo, tratá-la enquanto a deixa mais bonita.
Em relação a pele oleosa, as bases mais indicadas são as bases líquidas para pele oleosa e as bases em pó.
Por que devo utilizar base para pele oleosa?
Como dito, a base para pele oleosa pode oferecer diversos benefícios para a beleza da pele que sofre com excesso de oleosidade. Pois, além de oferecer um acabamento e uniformização perfeitos, que, inclusive, conseguem cobrir aquelas imperfeiçõezinhas chatas que tanto nos incomoda, tais como: manchas, melasmas, sardas e acnes, por exemplo, ela também ajuda no controle da oleosidade e deixa a pele mais sequinha e intacta por muito mais tempo.
Quando a base é escolhida da forma correta, ou seja, se de fato é para pele oleosa, se não apresenta ingredientes nocivos, possui uma boa qualidade e possui o mesmo tom e subtom da sua cútis, a base favorece ainda mais aqueles pontos mais bonitos do rosto e deixa a sua aparência mais bonita e natural.
Por isso, esse cosmético é muito indicado para aquelas pessoas cuja pele está com uma aparência bem maltratada e cansada e também para aquelas que querem dar um Up no visual e reproduzir a melhor versão delas mesmas através da make.
Além disso, graças a tecnologia, muitas bases para pele oleosa além de oferecerem essa uniformização e camuflagem de possíveis ‘defeitos’, elas também contam com ingredientes que ajudam a tratar a pele, combater o aparecimento de acne e proteger a epiderme de raios solares e de outras substâncias nocivas, sem mencionar, é claro, o controle da oleosidade excessiva. Ou seja, já é possível encontrar nesse cosmético, ingredientes hidratantes, revitalizantes, protetor solar, etc.
Quais tipos de bases faciais existem e qual é a mais indicada para a pele oleosa?
Por conta de sua função tão relevante, diversos tipos de bases podem ser encontradas no mercado em diferentes formatos, texturas, composições, acabamento, destinações, etc.
Confira a seguir as principais características de uma base de acordo com sua textura e formato e suas destinações mais indicadas:
- Base em creme: são as mais indicadas para peles secas, pois possuem maiores componentes hidratantes. Além disso, elas podem ser encontradas com textura cremosa ou em mousse. Não são indicadas para peles oleosas.
- Base em pó: são as mais indicadas para as peles oleosas, pois possuem um resultado mais matificante. Além disso, elas podem ser utilizadas com outros tipos de base, especialmente as líquidas.
- Base líquida: são as mais queridinhas dos consumidores, pois são as que possuem uma maior facilidade em serem espalhadas e por estarem disponíveis em uma maior quantidade de tonalidades. Entretanto, elas possuem uma cobertura variável, ou seja, vai depender de produto para produto e não possuem um resultado muito duradouro.
- Base em bastão: são as que apresentam uma cobertura mais densa e que possuem uma aplicação um pouco mais complicada, pois se não for utilizada na quantidade correta, pode ter um resultado muito pesado e não muito indicado. Dessa forma, essa é o principal formato utilizado por profissionais, embora existem quem se atreva a utilizá-lo também.
Quanto tempo dura o efeito de uma base para pele oleosa?
Como tudo na vida, o resultado perfeito de uma base no rosto também tem prazo de validade, principalmente se a sua pele for oleosa. Essa pergunta campeã no raking das maiores dúvidas sobre o cosmético, não tem uma resposta exata, pois o seu efeito dependerá de diversos fatores, tais como: a sua pele, exposição ao sol, atividades realizadas durante o período em que a maquiagem está na pele, o tipo da base, etc.
Dessa forma, como não é difícil de imaginar, quanto mai você se movimentar, estiver exposto (a) ao sol ou realizar diversas outras atividades enquanto estiver com a maquiagem, menos ela durará, mesmo sendo uma base específica para pele oleosa.
Outra situação que também pode interferir na duração da base para pele oleosa, é nada mais e nada menos do que seu tipo de pele e a situação em que ela se encontra (hidratada, desidratada, escamosa, etc). Afinal, cada pele é única e, dessa forma, poderá apresentar uma reação diferente com a aplicação de qualquer produto cosmético.
Dito isso, é importante ressaltar que pessoas que possuam a pele mais oleosa tem uma maior tendência a fazer a base derreter com uma maior facilidade, o que interfere diretamente na duração do produto, mesmo que ele ofereça uma duração específica para esse tipo de pele.
Ou seja, além de tudo já citado, também temos o fator de duração do próprio produto, que pode variar de um para o outro.
Algumas bases para pele oleosa apresentam longa duração, outras não. Algumas prometem uma fixação de 12h, outras prometem uma duração menor, de 8h ou 6h, por exemplo. Sendo assim, a duração do efeito desse cosmético pode variar bastante de acordo com os critérios citados.
Como devo aplicar a base para pele oleosa?
A aplicação da base é muito importante para conseguir adquirir o resultado que você almeja, pois apesar de não ser algo difícil de ser realizado, caso você aplique da forma errada, as consequências podem não ser muito agradáveis.
Sendo assim, confira o passo a passo de como utilizar o produto:
- Escolha a base para pele oleosa de acordo com as suas necessidades e de acordo com o seu tom de pele.
- Prepare bem a sua pele para impedir que o produto craquele, marque o que não deve marcar ou não se espalhe com facilidade. Portanto, após a pele limpa, aplique um hidratante para pele oleosa e, em seguida, um bom prime para pele oleosa
- Com a ajuda de um pincel, esponja ou com os dedos (caso seja o seu rosto), aplique pequeninas porções do produto em pontos específicos do rosto, como, por exemplo, bochechas, queixo, nariz e testa
- Em seguida, espalhe o produto sempre de dentro para fora e de baixo para cima.
- Distribua o produto sobre todo o rosto para que ele fique uniforme e as imperfeições sejam cobertas.
- Verifique se não há destonamento do rosto com o pescoço. Caso isso ocorra, aplique um pouco de produto no pescoço também e espalhe bem.
- Feito isso, finalize com o pó ou da forma que preferir.
Quais tipos de efeitos colaterais o uso da base para pele oleosa pode me causar?
Como mencionado, a base para pele oleosa é desenvolvida justamente para tratar e cuidar da pele enquanto camufla e deixam a pele mais bonita e uniforme. O que acontece é que muitas pessoas acabam utilizando esse cosmético de forma inapropriada e alguns resultados não muito agradáveis podem acontecer, como é o caso de pessoas que escolhem um produto não indicado para a sua pele e também não retirá-lo ao fim do dia.
Além disso, por se tratar de um cosmético, o produto pode acabar apresentando alguns componentes causadores de alergias, reações adversas ou inflamações.
Especialistas também informam que o uso da maquiagem pode acabar piorando alguns problemas da pele como a acne, pois, quando o produto não é selecionado corretamente, quando não apresenta uma boa qualidade ou quando é usado da forma incorreta, ele pode obstruir os poros e gerar uma maior propensão para o problema.
Para impedir que uso aconteça com você o indicado é que você sempre leia o rótulo do produto para se informar sobre seus componentes e sobre a destinação do produto, por exemplo. Ou seja, sempre verifique se de fato a sua base é uma base para pele oleosa
Outra dica é: se você possui muitas alergias, opte por produtos hipoalergênicos.
Quais são as vantagens e desvantagens do uso da base para pele oleosa?
Por ser um produto cosmético, a base para pele oleosa possui suas vantagens e desvantagens. Confira:
Vantagens
- Algumas bases hidratam e protegem o rosto dos raios do sol e demais substâncias nocivas à pele.
- A base para pele oleosa ajuda a controlar a oleosidade da pele e, portanto, mantê-la seca por mais tempo
- A base cobre as imperfeições da pele
- Uniformiza toda a cor do rosto
- Some com o brilho incomodo da pele
- Melhora a aparência cansada e não saudável
- A base correta realça o rosto e deixa a pele mais bonita
Desvantagens
- Algumas bases podem apresentar uma piora em relação ao quadro de acne. Por isso, é muito importante se certificar se está escolhendo uma boa base para pele oleosa e quais são os ingredientes contidos no produto.
- Alguns ingredientes de algumas bases podem render reações alérgicas e inflamações.
Critérios de Compra
Se você chegou até aqui, você já entendeu o que é a base para pele oleosa, para o que ela serve, qual é a sua função, como utilizá-la, etc. Porém, ainda existem alguns aspectos muito importantes que você precisa levar em consideração antes de adquirir o seu produto, pois, através deles, você conseguirá selecionar de uma vez por todas a melhor base para pele oleosa. Confira os critérios:
- Tom
- Controle da oleosidade
- Textura
- Finalidade
- Composição
- Qualidade
Tom
O tom da sua base é um dos critérios mais importantes na hora de aquirir um produto, pois é ele que definirá se a sua make estará de acordo com a sua pele ou destonando dela. E ninguém quer ficar com uma cor no rosto e outra no corpo, né?
Sendo assim, sempre opte por uma tonalidade igual ou o mais semelhante possível da sua.
Nunca escolha tons mais claros ou mais escuros do que ao da sua cor natural, pois isso renderá um resultado nada agradável.
Em resumo, sempre teste a base para pele oleosa antes de comprá-la. Para isso, coloque um pouco do produto no pescoço para verificar se aquele produto se camuflou ou se está com uma cor diferente da sua.
Controle de oleosidade
Comprar um produto específico para pele oleosa é o segredo para conquistar os seus objetivos, pois produtos específicos para esse fim, possuem a capacidade de controlar o brilho da pele, a oleosidade extrema e hidratam a pele de acordo com as necessidades dela.
Dito isso, a dica é que se você possuir a pele mais oleosa, procure adquirir produtos Oil Free, pois eles não possuem a presença de óleo em suas composições, o que é ótimo, pois isso evita que os poros fiquem entupidos e, consequentemente, a pele fica livre de acnes.
De qualquer forma, fuja de produtos com óleo na composição, pois caso a sua base tenha esse ingrediente, o resultado será o oposto do esperado.
Textura
Ao longo do artigo já vimos que existem diversos tipos de base para pele oleosa no mercado com diversos formatos, finalidade e texturas, por exemplo.
No geral, as bases podem ser líquidas, em pó, em bastão ou cremosas, e essas texturas precisam ser levadas muito a sério, pois elas influenciarão diretamente no resultado da maquiagem, já que a textura é o que garante se a base é mais ou menos densa.
Se você está procurando por uma base com o acabamento mais natural e leve, opte pela líquida.
Se você quer um produto com cobertura total, opte pelo bastão.
Sendo assim, sempre se atenha a esses critérios, pois eles garantirão o resultado da sua base.
Finalidade
Outra coisa que você precisa ter em mente antes de comprar um produto, é qual a finalidade para qual ele está sendo adquirido, pois assim você terá em mente o que começar a procurar. Você quer uma cobertura total? Quanto tempo sua base deve durar para que você alcance o seu objetivo? Você deseja uma base matte ou comum? Tenha sempre em mente quais são as suas necessidades e preferências, pois isso te ajudará a encontrar a sua base perfeita com uma maior facilidade.
Composição
Não é segredo que a leitura do rótulo de qualquer produto é obrigatória, pois é através dela que você se certificará se ele contém ingredientes nocivos à saúde da pele e se você pode ter alergia a algum dos componentes. Portanto, separe um tempo para pesquisar mais sobre a composição do produto para que problemas futuros não surjam após a utilização do cosmético.
Qualidade
Por conta de sua importância, não é difícil entender o motivo pelo qual existem tantos produtos disponíveis no mercado. Contudo, por existirem tantos, é muito importante se ater a qualidade daquele cosmético que você adquirirá. Pois, como se tratam de cosméticos, podem existir alguns que não apresentam uma boa qualidade. Portanto, procure por uma base para pele oleosa que possua a qualidade testada.
Por isso, é sempre muito importante que antes de adquirir qualquer produto, você dedique um tempinho para ler mais sobre ele, pois, somente assim, você terá a certeza de que não colocará a sua saúde em risco
Então, sempre seja desconfiado e não compre aquele primeiro produto que seja vendido como uma fórmula milagrosa enquanto não possua a qualidade testada ou apresente ingredientes duvidosos.
Sendo assim, procure sempre se informar, faça pesquisas para se certificar da qualidade do produto, pois essa qualidade é o segredo para que você alcance os seus resultados.
Artigos relacionados: